Sirva um lombo de porco dourado nas festas de fim de ano. A receita é leve, o seu sabor delicado e muito refinado. E, é perfeitamente adequada para reuniões com poucas pessoas. A pandemia de Covid-19 deu uma trégua, principalmente porque muita gente já se vacinou. Mas, ela não acabou. Assim, a minha sugestão é um Natal e Reveillon ainda sem aglomerações.
A receita de lombo de porco dourado é muito simples. Tempere o lombo com vinho branco e alecrim, asse-o no forno coberto com galhos de alecrim esirva-o quente como prato principal. Prepare sanduíches com o que sobrar da carne.
Porções: 8 pessoas
Tempo de preparo: 20 minutos + 12 horas de descanso
Ingredientes:
Para 20 fatias (a receita pode ser dobrada)
1,6 kg de lombo de porco limpo e com pouca gordura
Para temperar
5 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 copo de vinho branco (usei um de uvas Chardonnay que tinha na geladeira)
1 copo ( a mesma medida) de água
4 ramos de alecrim fresco com 25 cm cada
2 colheres de chá de sal
1 colher de chá de pimenta moída na hora
2 cebolas grandes
6 dentes de alho
Na véspera, tempere o lombo de porco com duas colheres de chá de sal, e dois dentes de alho espremidos misturados com duas colheres de sopa de azeite. Vire algumas vezes para o tempero penetrar por igual. Deixe na geladeira.
Na hora de preparar a carne, amarre-a com um barbante para que mantenha a forma enquanto cozinha. Doure o lombo em tres colheres de sopa de azeite no fogo muito baixo.
Acrescente as cebolas cortadas em aneis muito finos, e os dentes de alho inteiro.
Prenda um galho de alecrim no barbante sobre a carne e distribua os demais em volta da carne. Quando os aneis de cebolas amolecerem, molhe com o vinho branco, e acrescente a pimenta e uma pitada de sal ao molho.
Abaixe o fogo e tampe a panela. E, junte a água somente quando o molho estiver reduzido à metade. Tampe novamente e cozinhe por aproximadamente uma hora. Se, por acaso, o molho começar a evaporar muito rapidamente, acrescente meia xícara de água por vez, e abaixe o fogo.
Para servir a carne arrume em pequenas tigelas como tomates secos, além do próprio molho da carne, mostarda, pepinos em conserva.
Fonte: Terra