13/11/2021 às 09h22min - Atualizada em 13/11/2021 às 09h22min

Conheça a história do empresário de 29 anos que já abriu duas empresas e vai abrir mais outra em Cerejeiras

Melkim fez nome e fama na cidade vendendo açaí. Depois passou para o ramo de picolés e agora aposta no setor de hambúrguer

Rildo Costa

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Jornalista e Publicitário

Rildo Costa
Jovem empresário nasceu no Ceará, mas encontrou sua vocação para o empreendedorismo em Rondônia. Agora ele decidiu enfrentar outro desafio. (Foto: Nayury Ferreira)

Todos os anos, a revista Forbes, uma publicação americana de negócios, publica uma lista de personalidades nas quais chamam de Under 30. A lista é uma seleção de figuras públicas, de diferentes áreas, que foram destaques naquele respectivo ano e que tem menos de 30 anos de idade.

Se fosse americano, bem que o empresário Melki Prudêncio, de 29 anos, poderia entrar para a lista da Forbes.

Melkim, como é conhecido, nasceu em Fortaleza, no Ceará, em 1992.

É filho de um enfermeiro e uma dona de casa que saiu do Nordeste e se mudou para o Rio de Janeiro.

O pai dele veio em 2003 para Rondônia e a mãe ficou no Rio de Janeiro. Em 2005, Melkim veio morar com o pai em Cerejeiras, aos 11 anos de idade.

Segundo a lenda, a mãe de Melkim era daquelas que sempre gostava de vender algumas “bugigangas”.  Foi essa genética materna, acredita-se, que Melkim puxou.

Assim que atingiu a idade de viver por conta, o jovem conseguiu um emprego. Começou a trabalhar como recepcionista no Hotel Greenville, um dos mais tradicionais de Cerejeiras.

Mas foi durante o tempo que trabalhava de empregado que ele teve uma ideia. “Eu percebi que as pessoas estavam reclamando nos grupos de desapego no Facebook que não tinha açaí em Cerejeiras”, diz Melkim.

Com a cara e a coragem e quase nenhum dinheiro no bolso, o jovem começou a vender polpa de açaí pelas redes sociais.

Depois de uma viagem de férias ao Rio de Janeiro, onde conheceu o sistema de delivery de açaí, decidiu implantar o mesmo sistema em Cerejeiras.

Assim que voltou da viagem, Melkim começou a entregar o açaí a domicílio, mas ainda trabalhava como recepcionista no hotel.

Melkim fazia os anúncios do açaí das redes sociais, especialmente nos grupos no Facebook, que já começava a ficar muito forte na época.

Em pouco tempo, a demanda foi crescendo, o açaí foi fazendo sucesso e de repente ele se viu em dificuldades no emprego. Foi aí que decidiu largar o emprego e focar no empreendimento.

O negócio foi crescendo e os desafios foram ficando cada vez maiores.

Melkim enfrentou todos os tipos de problemas que são comuns aos empresários brasileiros: dificuldades de encontrar bons fornecedores, custos de produção elevados, processos trabalhistas e a tão malfadada burocracia estatal.

“Tem horas que pensei em desistir. Mas Deus me deu força para seguir em frente”, diz o jovem empresário.

Em 2020, como se não estivesse satisfeito com tantos desafios, decidiu aceitar mais um. Melkim decidiu investir numa franquia de picolés, a Frutos de Goiás.

Foi em plena pandemia que ele decidiu abrir a nova empresa.

Menos de um ano da abertura deste segundo negócio, porém, o jovem empresário anuncia que vai partir para um terceiro. Isso mesmo, está nascendo mais uma empresa do “Grupo Melkim”.

“Estou investindo em hambúrguer artesanal. Fiz uma pesquisa em São Paulo e investi na aquisição de conhecimento sobre o produto. Já comecei a vender e os meus clientes estão gostando muito”, diz o jovem empresário.

Aqui cabe uma constatação. O novo investimento de Melki Prudêncio não é, necessariamente, uma nova empresa. Trata-se, porém, de uma transformação na Melkim Açaí.

Estou mudando a cara da empresa. ela vai deixar de ser focada em açaí e vai abranger numa carteira de produtos”, diz.

Para comercializar o novo produto, Melkim aposta em dois ativos.

O primeiro é a marca que já construiu. “Quando se fala em ‘Melkim’, os meus clientes já sabem que é coisa boa. Tudo o que eu jogar dentro desta marca, vende. Por isso, invisto na construção da marca Melkim”, diz.

Já o segundo ativo é a lista de clientes. “Vendo cada novo produto para a carteira de clientes que já tenho”, diz o jovem empresário.

Como dito no início desta reportagem, a revista Forbes não lança uma lista das personalidades Under 30 de Cerejeiras.

Mas Melkim conta com outros recursos que, para ele, valem mais que a Forbes: a lista de clientes que o consideram uma personalidade.

Para esta lista, o jovem empresário é uma personalidade, uma marca. E essa união, entre lista e personalidade, Melkim tem construído os seus negócios.

 
 
 

 

 
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