21/05/2022 às 09h34min - Atualizada em 21/05/2022 às 09h34min

10 fatos que comprovam que a região de Cerejeiras está crescendo e vai crescer ainda mais – muito mais

Avanço da construção civil, aumento do número de empresas e escassez de mão de obra. Essas e outras razões comprovam o progresso da região

Rildo Costa

Rildo Costa

Jornalista e Publicitário

Rildo Costa
Vista noturna aérea de Cerejeiras. A boa imagem de que a cidade está em crescimento gera mais crescimento (Foto: Renato Novais)
A região de Cerejeiras está com uma excelente imagem entre os agentes de negócios em todo o estado de Rondônia.

Na semana passada, por exemplo, o autor desta reportagem se encontrou com um diretor de uma grande cooperativa de crédito de Ji-Paraná. O breve encontro foi no aeroporto de Cuiabá. O diretor da instituição disse: “A região de Cerejeiras é o polo que mais cresce no estado. Eu tenho vontade abrir uma agência da nossa cooperativa lá”.

Este é apenas um exemplo, entre tantos outros, que mostra como a região de Cerejeiras está sendo vista lá fora.

Mas será que toda esta percepção está correta?

Sim, está.

De fato a região de Cerejeiras está crescendo – e vai crescer ainda mais.

Por isso, o autor desta reportagem reuniu 10 fatos que demonstram e comprovam que essa percepção está coerente com a realidade.

Lembrando que esses fatos foram apenas reunidos e coletados, e não criados ou inventados.

Veja a seguir.
 

1. Crescimento no número de empresas

O número de empresas cresceu 50% em de 2020 a 2021 em Cerejeiras.

Segundo dados da Junta Comercial de Rondônia, foram abertos 341 novos negócios no município neste ano de 2021.

Para efeito de comparação, em 2020 foram abertas 266 novas empresas.

No ano anterior, em 2019, foram 222 novas empresas.

Esse crescimento extraordinário comprova que a região existe demanda que absorve novos negócios e que os empreendedores estão acreditando e apostando suas fichas na região.

Para saber mais, leia uma reportagem anterior desta coluna sobre este tema. (https://gazetarondonia.com.br/coluna/141/comprovando-o-progresso-da-regiao-abertura-de-novas-empresas-cresce-cerca-de-50-nos-ultimos-dois-anos-em-cerejeiras).
 

2. Avanço histórico da construção civil

O setor de construção civil, que é um termômetro do desenvolvimento de uma região, continua aquecido no ano de 2022 em Cerejeiras.

E não só isso: o crescimento está acelerando.

O ano passado, por exemplo, ocorreu o maior índice de Habite-se da história do município, desde que o documento passou a ser emitido.

Em 2021, foram expedidos 147 Alvarás de Construção somente no município de Cerejeiras.

No ano passado, a prefeitura de Cerejeiras emitiu 94 Habite-se.

Agora vamos comparar esses índices com os anos anteriores. Em 2020, a prefeitura emitiu 156 Alvarás de Construção Civil e 77 Habite-se. No ano anterior, em 2019, foram 147 Alvarás de Construção e 45 Habite-se.

Para saber mais, leia a reportagem sobre este tema. (https://gazetarondonia.com.br/coluna/161/com-crescimento-da-construcao-civil-prefeitura-emite-o-maior-numero-de-habite-se-da-historia-em-2021-em-cerejeiras).

3. Modernização dos dias de campo da agricultura

Os dias de campo, também chamados de vitrines tecnológicas, estão ficando cada vez mais modernos.

Recentemente, a Copama e a Lavoro realizaram dias de campo modernos e grandiosos, apresentando novos produtos e com palestrantes de renome.

No evento da Lavoro, por exemplo, até mesmo o site “Notícias Agrícolas”, talvez o maior do Brasil no segmento, compareceu ao evento.

Para saber mais, leia a reportagem sobre este tema. (https://gazetarondonia.com.br/coluna/150/com-novas-tecnologias-para-o-desenvolvimento-da-agricultura-comeca-a-temporada-de-dias-de-campo-para-2022-na-regiao-de-cerejeiras).
 

4. Aumento exponencial da produtividade agrícola

Quando os produtores começaram o cultivo de soja na região de Cerejeiras, por volta dos anos de 2010, produzia-se no máximo 50 sacas por hectares. Hoje, cerca de 10 anos depois, a produtividade chega à marca de 80 sacas.

Com o milho, a mesma coisa. Passou de 60 para 120 sacas por hectare.

Este aumento da produtividade é fruto da profissionalização dos produtores rurais, do investimento em tecnologia, adubação de solo e a adoção de produtos de ponta.

Tudo indica que a produtividade agrícola vai crescer ainda mais. Alguns agrônomos falam que a soja pode chegar a 110 sacas por hectare e o milho a 145 sacas por hectare na região de Cerejeiras nos próximos dez anos.

Veja, por exemplo, uma reportagem desta coluna sobre a nova geração de produtores rurais que estão construindo o progresso na região de Cerejeiras. (https://gazetarondonia.com.br/coluna/132/com-valores-e-principios-herdados-dos-pais-produtores-de-soja-e-milho-investem-na-profissionalizacao-e-no-cooperativismo-na-regiao-de-cerejeiras).
 

5. Aumento do número de hotéis e restaurantes

O número de hotéis tem crescido em Cerejeiras. O padrão de qualidade deles, também.

Há três anos, um empresário de Vilhena investiu no Hotel Hanami na cidade.

Atualmente mais uma hoteleira, o Hotel Rota Norte, está em construção.

Até mesmo os hotéis antigos da cidade estão investimento para melhorar seus serviços prestados aos hóspedes, como é o caso do Hotel Greenville, que está fazendo um trabalho de reposicionamento da marca, conforme uma reportagem já publicada por esta coluna (https://gazetarondonia.com.br/coluna/146/conheca-a-historia-da-professora-que-fundou-a-empresa-que-podera-ser-o-primeiro-hotel-colonial-de-cerejeiras).
 

6. Aumento dos investimentos das megaempresas

Empresas de diversos tamanhos, incluindo as gigantes do setor agrícola, estão com suas atenções voltadas para a região de Cerejeiras.

A Sinagro, a Agro Amazônia, a Amaggi e a Copama anunciaram investimentos milionários na região.

Veja, por exemplo, o caso da Copama, que anunciou que vai investir pelo menos R$ 30 milhões no polo no entorno de Cerejeiras.

Estes investimentos foram tema de uma das reportagens desta coluna. (https://gazetarondonia.com.br/coluna/173/em-assembleia-em-cerejeiras-copama-anuncia-investimento-de-r-100-milhoes-para-os-proximos-quatro-anos-em-rondonia).
 

7. Crescimento da estrutura de oferta de crédito

O município de Cerejeiras conta com diversas instituições bancárias.

Dentre elas estão: o Banco da Amazônia, o Banco do Brasil, o Bradesco, a Caixa e as cooperativas de crédito Sicredi, Sicoob Fronteiras e Sicoob Credisul.
Além disso, está prevista a chegada da Cresol e da CrediSIS.

Toda esta estrutura de instituições bancárias oferece uma forte oferta de crédito para que as empresas se capitalizem e invistam em seus projetos.

Numa reportagem recente publica por este autor no site “Folha do Sul” há uma menção desta estrutura de crédito. (https://www.folhadosulonline.com.br/noticias/detalhe/2022/foco-no-gigante-mercado-agro-empresas-todos-os-tamanhos-anunciam-investimentos-milionarios-em-cerejeiras).
 

8. Escassez inédita de mão de obra

A demanda pela mão de obra só tem aumentado em Cerejeiras.

Há vagas para todos os postos de trabalho.

Essa demanda por trabalhadores fazem com que a cidade seja um eldorado não só para investidores, mas também para profissionais de diversos setores e de vários níveis de formação.

Recentemente, este colunista publicou uma reportagem falando sobre este dilema e mostrando como trabalhadores estão aproveitando estas oportunidades. (https://gazetarondonia.com.br/coluna/95/com-vagas-nao-preenchidas-e-gente-procurando-trabalho-novas-iniciativas-buscam-solucionar-esse-dilema-em-cerejeiras).
 

9. Melhora na imagem pública da cidade de Cerejeiras lá fora

Como foi dito no início desta reportagem, Cerejeiras “está bem na fita” lá fora, especialmente entre os investidores.

E claro que isso reflete no crescimento da região, pois o mercado é movido à percepção.

Uma reportagem recente publicada por esta coluna abordou como os investidores externos que investiram em Cerejeiras veem a cidade e a região. (https://gazetarondonia.com.br/coluna/172/como-os-investidores-externos-veem-cerejeiras-tres-empresarios-de-fora-que-investiram-na-regiao-contam-por-que-decidiram-investir).
 

10. Melhora nos serviços públicos em Cerejeiras

A área urbana de Cerejeiras conta com 97% de cobertura de rede de esgoto. Só isso já coloca a cidade como uma das raras privilegiadas do país.

Além disso, o setor público continua fazendo investimentos em asfalto, praças e em construção de prédios públicos, além de investir em saúde e educação.

Vale lembrar que os investimentos públicos são tanto um reflexo do desenvolvimento da região, pois significa um aumento da arrecadação de impostos devido ao aquecimento econômico, quanto incentiva o crescimento, pois os investidores levam em consideração os serviços púbicos para fazer seus aportes de capital numa localidade.

Veja uma reportagem recente publicada por esta coluna sobre estes investimentos. (https://gazetarondonia.com.br/coluna/102/grandes-obras-publicas-de-infraestrutura-tornam-municipio-atraente-para-quem-pensa-em-investir-em-cerejeiras).
 
Por tudo isso, a região de Cerejeiras demonstra claramente que está entre duas realidades: ela está crescendo e vai crescer ainda mais.

Leia Também »
Comentários »