14/05/2022 às 08h53min - Atualizada em 14/05/2022 às 08h53min

O desenvolvimento de Cerejeiras coloca novos desafios para o setor público; veja algumas ideias de projetos e iniciativas

Melhorias no Parque Industrial e no aeroporto do município estão entre as melhorias que a nossa região precisa para continuar progredindo

Rildo Costa

Rildo Costa

Jornalista e Publicitário

Rildo Costa
Cerejeiras está avançando em indicadores econômicos. Agora precisamos garantir que o PIB faça aumentar o IDH (Foto: Renato Novais)
Como já temos destacado com ênfase em várias reportagens e artigos, é inegável que a região de Cerejeiras vive um período de progresso e desenvolvimento acentuado.

Boa parte deste avanço é decorrente da expansão forte e consistente do agronegócio, que, alicerçado nas culturas da soja, milho, arroz e na pecuária, geraram riqueza para o entorno e para a cidade.

Este processo de expansão econômica trouxe reflexos na construção civil, na abertura de vários negócios novos na região, na demanda hoteleira, no setor de gastronomia e de lazer.

Inúmeros empreendimentos estão instalados ou em fase de instalação na região e o volume de recursos a ser inoculado no sistema produtivo é de grande significância financeira.

Por outro lado, tal contexto elevou a oferta de empregos e oportunidades, criando muitos pontos de labor, ressaltando a falta de treinamento e preparo em várias ocupações, exigindo cursos e treinamentos, tanto nas áreas técnicas quanto nas humanas, para os que chegam ao mercado de trabalho.

O mais recente levantamento realizado pelo Governo de Rondônia avaliando a desempenho econômica dos municípios de Rondônia no período compreendido entre janeiro a abril de 2022 coloca Cerejeiras na 8ª posição no ranking com os 52 municípios do estado.

O ritmo de desenvolvimento vai prosseguir, com a atração de inúmeros novos empreendimentos, mas algumas ações do setor governamental, sejam da esfera estadual ou municipal, são necessárias e imprescindíveis para que não haja gargalos e obstáculos para que o progresso flua sem interrupções.

A realização do projeto e abertura da rodovia que liga Cerejeiras a Chupinguaia, o asfaltamento da rodovia que liga Cerejeiras a Cabixi, a construção da subestação de energia elétrica em Cerejeiras já com previsão de demanda dobrada para os próximos anos, o asfaltamento da zona urbana,  a busca de atendimento pleno de toda a zona urbana com serviços de água e esgoto tratados, a modernização da coleta e tratamento do lixo, inclusive com a implantação da coleta seletiva para toda a malha urbana, a organização de uma feira tecnológica voltada para o agro.
 
E importante salientar que estes pontos não podem residir tão somente em discursos, mas em programas de governo, com o comprometimento das autoridades quanto as suas realizações, pois principalmente em períodos eleitorais, as promessas são fáceis e variadas.

Ao contrário, essas empreitadas devem estar inseridas e assumidas em algum dos planos de governo, com o compromisso de suas realizações, para que possa ser garantida a estrutura necessária para que a trilha do desenvolvimento seja clara e bem consolidada, de modo a garantir qualidade de vida para a população, elevação dos índices sociais, incremento de empregos, aumento do PIB e da renda per capita.

A execução do trecho Corumbiara a Vitória da União na RO-370, a chamada “Rodovia do Boi” e a ampliação e estruturação do Parque Industrial de Cerejeiras, com a alienação de novas áreas a empresas interessadas, fornecimento de água com abertura de um poço artesiano, infraestrutura com asfaltamento das principais ruas, são duas demandas muito importantes para continuar fomentando o desenvolvimento da região.

Outro investimento muito importante é na pista de pouso de Cerejeiras. Com o franco progresso da região, cada vez mais empresários estão vindo de avião para conhecer e fazer negócios. Um asfaltamento da pista de pouso e a instalação de luminares de sinalização são de fundamental importância.

Por fim, todos esses desafios devem ser levados a cabo sem nos esquecermos de focar na saúde pública e na segurança.

Na saúde pública, talvez pensar numa clínica no modelo de gestão público-privado, com parcerias e convênios com Unimed e outras grandes empresas do setor – além de buscar apoios de grandes empresas que atuam na região, da Cargill à Copama, para quem sabe ter um “plano de saúde” específico para atendimentos na clínica.

E na segurança, que o governo estadual invista na delegacia da Polícia Civil, contrate peritos para atuarem na região e invista em mais efetivo e viaturas na Polícia Militar. Junto a isso, o investimento na Guarda Mirim e, de repente, numa Guarda Municipal com três ou quatro agentes para ordenar o comportamento público na cidade – como monitorar o trânsito e as entradas e saídas de estudantes nas escolas – seriam de grande valia.

O desenvolvimento está acontecendo. Mas o progresso precisa continuar sendo fomentado, tudo isso sem esquecer-se da parte humana e filantrópica deste avanço econômico. Ou seja, em termos técnicos, que o IDH acompanhe o PIB.

Leia Também »
Comentários »