No penúltimo final de semana, a deputada federal Jaqueline Cassol esteve visitando a região de Cerejeiras.
A parlamentar esteve em Pimenteiras do Oeste no sábado pela manhã, onde participou de solenidades, e na área rural de Cerejeiras no domingo, em que visitou uma associação de futebol e conversou com populares, além de provar as delícias culinárias rurais do município.
No sábado, a deputada Jaqueline Cassol participou de uma ação do partido dela, o Progressista, realizada em Cerejeiras. O evento ocorreu no Espaço Arco-Íris e contou com palestra de uma psicóloga e de um bate-papo entre mulheres empreendedoras cerejeirenses.
Uma semana antes da visita da parlamentar, a prefeita de Cerejeiras, Lisete Marth, solicitou a companhia da deputada Jaqueline Cassol para ter uma audiência no Ministério de Infraestrutura, em Brasília.
O documento, entregue junto com a deputada, solicitou os estudos para a construção de um anel viário em Cerejeiras.
Ao que tudo indica, a obra, caso receba aval do Ministério da Infraestrutura, contará com recursos da própria deputada Jaqueline Cassol. A parlamentar, inclusive, já fez publicamente este comprometimento.
Esta reportagem tem como objetivo destacar a importância desta obra para o município – pois, por falta de um conhecimento mais aprofundado, pode ser que achemos que uma obra desta não seria uma necessidade.
Um anel viário é uma obra rodoviária que pode ser considerado de grande porte.
No caso em questão, uma pista adicional seria construída no entorno da área urbana de Cerejeiras, retirando o tráfego de veículos pesados do centro da cidade.
Para fazer a obra, são necessários um estudo de tráfego, um levantamento ambiental e um planejamento urbano.
O anel viário tem o objetivo de desafogar o trânsito pesado na área urbana – deixando a cidade para o tráfego de mobilidade típica de uma área com densidade habitacional mais elevada.
Nas cidades, as pessoas transitam de a pé, de veículos não motorizados (como bicicletas ou patinetes) e veículos motorizados (motocicletas, carros e ônibus).
O tráfego urbano acontece com três intenções: trabalho, urgência e lazer.
As ruas e avenidas das cidades, incluindo em Cerejeiras, foram projetadas para comportar este tipo de tráfego urbano, que são constituídos de trajetos curtos, veículos de pequeno porte e velocidade baixa.
O transporte de cargas, que percorre trajetos longos, com veículos de grande porte e uma velocidade superior àquela permitida na área urbana, é uma necessidade à parte, que, sempre que possível, deve ser deslocado da área urbana – com exceção quando a cidade é a originária ou a destinatária da carga, ou seja, para entrar ou sair da cidade com o carregamento.
E isso não é bom apenas para quem trafega na cidade, que terá mais segurança ao se locomover numa pista sem a presença de carretas e caminhões, mas também é benéfico para os caminhoneiros, que são profissionais que, como qualquer outro, gostam de mais eficiência e agilidade no trabalho.
Quando são construídos, as obras de anéis viários são financiadas pelo governo federal. Além disso, um anel viário é praticamente um selo de desenvolvimento da região onde a obra é construída.
A região de Cerejeiras já comporta – e necessita – de uma rota rodoviária alternativa.
O polo no entorno da região de Cerejeiras já passa de 200 mil hectares de área agrícola – proporção que só tem aumentado, com recuperação de áreas degradadas.
Com o investimento energético feito pela Energisa, que está construindo uma subestação na cidade, e com o incremento de capital e tecnologia nas propriedades rurais, a região de Cerejeiras será cada vez mais produtiva.
Além disso, é bom lembrar que a região também está se tornando um corredor logístico da produção que vem do extremo meio norte do estado do Mato Grosso, quando sair a pavimentação da rodovia entre Cabixi e Cerejeiras e entre Cerejeiras e Chupinguaia, bem como a RO-370 (“Rodovia do Boi”).
Por tudo isso, a obra de um anel viário em Cerejeiras terá três significados: primeiro, será um coroamento do desenvolvimento da região; segundo, será uma solução para uma necessidade que realmente existe; terceiro, será uma propulsão no ciclo virtuoso do progresso que está acontecendo neste polo.
Anel viário em Cerejeiras já!