11/12/2021 às 08h27min - Atualizada em 11/12/2021 às 08h27min

Comprovando o progresso da região, abertura de novas empresas cresce cerca de 50% nos últimos dois anos em Cerejeiras

Negócios de vários setores abriram as portas no município entre 2019 e 2021. O aumento da quantidade novas empresas foi grande mesmo com a pandemia

Rildo Costa

Rildo Costa

Jornalista e Publicitário

Rildo Costa
A Frutos de Goiás foi uma das empresas abertas em 2021. A sorveteria é uma franquia goiana com picolés artesanais. (Foto: Nayury Ferreira)

Aquilo que você certamente já percebia agora pode ser oficialmente comprovada em números. A quantidade de empresas abertas em Cerejeiras cresceu. E cresceu muito.

Segundo dados da Junta Comercial de Rondônia, foram abertos 341 novos negócios no município neste ano de 2021. Para efeito de comparação, em 2020 foram abertas 266 novas empresas. No ano anterior, em 2019, foram 222 novas empresas.

Os dados comprovam um aumento do número de aberturas de empresas desde 2019 até 2021 na ordem de 50% de crescimento.


Gráfico com os dados da abertura de novos negócios em Cerejeiras.(Imagem: Rildo Costa)

Gráfico com os dados da abertura de novos negócios em Cerejeiras.(Imagem: Rildo Costa)



Dentre os novos negócios abertos no município, existem empresas para todos os gostos.


Como já vem sendo relatado aqui nesta coluna, foram abertos negócios em Cerejeiras que atendem setores até então inexistentes, como moda plus size, picolés artesanais e comida congelada.

Entretanto, o setor mais forte da região de Cerejeiras é, com certeza, o agro, considerando a agricultura e a pecuária de corte e de leite. Neste setor, houve um incremento de novas empresas atuando no município, como representantes de produtos agrícolas. A Junta Comercial de Rondônia não forneceu dados especificados por setor, mas a reportagem do investe cerejeiras contabilizou de seis e oito novas empresas abertas em Cerejeiras em 2021 só na área de representação de produtos agrícolas.
 

Ao que tudo indica, a pandemia não afetou o desenvolvimento de Cerejeiras. O número de novos negócios abertos no município cresceu nos dois anos severos da crise sanitária.

Logo atrás do agro está, com certeza, o setor de serviços. Esse segmento também está em franco crescimento na região de Cerejeiras. Foram abertas no município (e estão para abrir mais em 2022) oficinas mecânicas, cafeteria e escritórios de serviços profissionais.

Algumas empresas abertas em Cerejeiras são filiais de negócios já atuantes em mercados mais maduros – o que mostra que o mercado atrai também os empresários de sucesso. Neste caso, como explica o contador André Mendes Gonçalves da Silva, do Escritório Contábil Líder, a nova filial é considerada uma nova empresa, por assim dizer. “Se uma empresa abre uma filial aqui em Cerejeiras, por exemplo, é preciso abrir uma nova empresa aqui, um novo alvará. Mas no CNPJ da filial terá a mesma sequência inicial que a matriz. Mas é uma nova empresa aberta realmente e entra no cálculos de novos empreendimentos abertos no município”, explica o contador.

Por fim, o comércio não fica para trás. Também houve abertura de novos negócios comerciais, que vão desde franquias de bijuteria até lojas de artigos para tereré.
 

O empreendedorismo através do MEI também foi a saída para muitos cerejeirenses, o que ajudou a engrossar esses dados positivos de abertura de empresas no município. Em 2021, por exemplo, foram abertas 213 empresas MEI em Cerejeiras.

Para o presidente da entidade que representa o setor empresarial no município, a Associação Empresarial de Cerejeiras (ACIC), Wallaci Machado, as estatísticas de abertura de novas empresas só confirmam o que já era notado. “Abrir o próprio negócio acabou se tornando um dos meios mais viáveis para geração de renda. Mesmo com um cenário atual um tanto quanto delicado para muitas empresas do país, a estagnação negativa dos níveis de desemprego e o tempo mais curto da burocracia para abertura de empresas criou um ambiente favorável à ideia de começar um empreendimento, ser dono do próprio negócio”, diz o presidente da ACIC.

O presidente da ACIC comenta ainda que o elevado índice de aberturas de novos negócios em Cerejeiras demonstra a força do mercado local. “O município de Cerejeiras vem se destacando como polo industrial da região, chamando a atenção de vários empresários da cidade ou até mesmo de fora pelas ótimas oportunidades de investimento, e assim, abrindo novas empresas aqui em nosso município”.

Dentre as empresas abertas em 2021 em Cerejeiras estão algumas cujas imagens ilustram esta reportagem, como a sorveteria Fruto de Goiás e a vidraçaria Casa dos Vidros, para citar apenas dois exemplos.

 

É evidente que boa parte dessas novas empresas abertas ou não vão dar certo ou já estão até em vias de se tornarem inviáveis. Essa é uma realidade em qualquer país do mundo, o índice de negócios que não dão certo. Ainda assim, esses dados positivos merecem comemoração.

A Casa dos Vidros também abriu as portas em 2021. O setor de serviços foi um dos que mais cresceu. (Foto: Nayury Ferreira)

A Casa dos Vidros também abriu as portas em 2021. O setor de serviços foi um dos que mais cresceu. (Foto: Nayury Ferreira)



 
 
 
 
 
 
Leia Também »
Comentários »