04/12/2021 às 08h41min - Atualizada em 04/12/2021 às 08h41min

Com investimento no Parque Estadual Corumbiara para turismo, região de Cerejeiras poderá acelerar seu processo de desenvolvimento

A menos de 100 quilômetros da área urbana de Cerejeiras, está uma das maiores biodiversidades da face da Terra. Falta agora tirar proveito turístico disso

Rildo Costa

Rildo Costa

Jornalista e Publicitário

Rildo Costa
Parque Estadual Corumbiara, um local onde a natureza exagera demais. Coisas que o turista gosta e está disposto a gastar. (Foto: Divulgação)
 

Em vários estados do Brasil, tem se desenvolvido com expressão, gerando significativas alternativas econômicas, e permitindo uma proximidade com as riquezas naturais apresentadas pela flora e fauna  a abordem do turismo de reservas florestais, parques nacionais ou estaduais, alguns se convertendo com o tempo em destino obrigatório de turistas de todo o mundo, como o Parque Jalapão, Parque da Chapada dos Viadeiros, Chapada da Diamantina, Chapada dos Guimarães.

Fato incontestável é que alguns destes destinos, até pouco mais de duas décadas, eram desconhecidos ou vistos com certa reserva pelos mais céticos, que não acreditavam em seu potencial. Mas tal desconfiança foi destruída pela série de investimentos que aos poucos foram sendo realizados e pelo incremento de visitações e incorporação aos roteiros tradicionais turísticos do país.

Além das visitações e observações da fauna e flora, que permitiam o conhecimento das peculiaridades da região e dos atrativos fornecidos pela natureza, o homem com sua criatividade, foi incorporando opções, como arborização, tirolesas, passeios fluviais, Boia Cross, pescarias monitoradas, e agregando pontos de suporte ao turismo como restaurantes e pousadas, que criaram uma atividade de expressão cultural e econômica para aquelas regiões.

Encravado entre os municípios de Cerejeiras, Pimenteiras do Oeste, Corumbiara e Alto Alegre dos Parecis se encontra o Parque Estadual Corumbiara, que ostenta um imenso potencial para se converter em mais um destes destinos turísticos do Brasil.
 

O nome Parque Estadual Corumbiara não se refere à cidade de Corumbiara, mas ao rio homônimo. O rio Corumbiara é um dos que embelezam o parque.

O acesso ao parque por terra hoje é perfeitamente possível saindo de Cerejeiras pela Linha 3, com uma distância de aproximadamente 85 quilômetros até a sua entrada, sendo que as condições da estrada, que tem 13 quilômetros de asfalto e o restante de terra, são relativamente boas, podendo e devendo sofrer melhorias para facilitar a exploração turística.

A sede do parque não fica distante da entrada, sendo que o Governo do Estado deve investir em dotar o local de um mínimo de estrutura apto a receber visitantes, como um controle de entrada, banheiros, e locais para estacionamento de veículos.

O Parque Estadual Corumbiara foi criado pelo Decreto 4.576 de 23.03.1990  e possui 586.031 hectares. É o único do Estado de Rondônia que contempla simultaneamente os ambientes de Cerrado, Pantanal e Amazônia e o único do mundo com o encontro destes três biomas.

Alguns especialistas afirmam que o Parque Estadual Corumbiara tem a maior concentração de biodiversidade do Planeta Terra, pois o encontro dos três biomas mais ricos do globo terrestre proporciona um local único para a subsistência das espécies do Pantanal, Cerrado e Amazônia simultaneamente.

Essas características é que chamaram a atenção para o imenso potencial turístico que ele representa, tanto que já existe autorização do IBAMA para construção de torres de observação em seu interior para que seja possível uma visualização de sua exuberante flora e faunas. A autorização do IBAMA também autoriza a abertura de trilhas destinadas a permitir aos visitantes a proximidade com as riquezas que ele abriga e protege.

A cidade de Cerejeiras é o único acesso terrestre ao Parque Estadual Corumbiara, sendo que esta cidade é que deve ser utilizada como ponto de partida, apoio e suporte para as visitações turísticas.
 

Os políticos de Rondônia são as pessoas mais habilitadas para transformar o Parque Estadual Corumbiara num lugar de visitação mundial. Com a palavra, os nossos deputados estaduais, federais, senadores, governador e vice-governador.

Para tal, Cerejeiras já conta com uma estrutura de hotéis e restaurantes (tanto os já em funcionamento quanto os em construção) e, em breve, contará com um aeroporto para pousos e decolagens de pequenas e médias aeronaves particulares, públicas e comerciais.

O Parque Estadual Corumbiara é um lugar turístico que valerá o investimento de tempo e dinheiro do visitante. A beleza de suas paisagens, a viscosidade e transparência de suas águas e a diversidade biológica encantam até os mais experientes e viajados turistas.

Com a maior biodiversidade do Planeta, o Parque Estadual Corumbiara também é um local propício para pesquisas científicas. (Foto: Divulgação)

Com a maior biodiversidade do Planeta, o Parque Estadual Corumbiara também é um local propício para pesquisas científicas. (Foto: Divulgação)




 

Leia Também »
Comentários »