18/12/2021 às 08h28min - Atualizada em 18/12/2021 às 08h28min

Com chegada de novas cooperativas e expansão das que já existiam, 2021 foi “O Ano do Cooperativismo” na região de Cerejeiras

Tendo a Sicoob Credisul como líder deste setor, o cooperativismo conseguiu se consolidar neste ano na região. Como exemplo desta expansão, uma nova cooperativa de leite foi fundada no município

Rildo Costa

Rildo Costa

Jornalista e Publicitário

Gazeta Rondônia
Assembleia de formação da nova cooperativa de leite fundada em Cerejeiras. Progresso promovido pelo cooperativismo. (Foto: Rildo Costa
O ano de 2021 bem que pode ser chamado de “O Ano do Cooperativismo” na região de Cerejeiras.

É evidente que as instituições cooperativistas não chegaram à região agora. Foi no início dos anos 2000 que isso aconteceu, com a abertura de uma agência da Sicoob Credisul em Cerejeiras em 2002 – o primeiro ponto de atendimento aberto fora de Vilhena, sede da instituição.

Mas foi em 2021 que o cooperativismo demonstrou todo o seu vigor na região.

Por exemplo, foi neste ano que nasceu mais uma cooperativa na região de Cerejeiras. A partir da plataforma do Laticínio Multibom, foi fundada a Coopermultibom, cooperativa láctea que já tem CNPJ, nome e diretoria e está prestes a começar a funcionar de fato. A fundação da nova cooperativa tem o apoio da Sicoob Credisul, instituição que, na prática, tem liderado o processo de desenvolvimento cooperativista na região de Cerejeiras, e teve a intermediação do Sindicato Rural de Cerejeiras, através de sua diretoria, cujo presidente é o produtor Jair de Oliveira Ferro.

Foi também em 2021 que as cooperativas de crédito ampliaram sua atuação no município, inclusive com a chegada de mais um sistema de cooperativas financeiras. Atualmente, já são três instituições cooperativistas de crédito com agência no município.

Como o ano de 2021 não foi um período fácil por causa da pandemia, as cooperativas também fizeram diferença na área social. Por exemplo, a Copama doou centenas de testes rápidos de covid no momento mais crítico da pandemia e a Sicoob Credisul doou para a Secretaria Municipal de Saúde máscaras N-95, caixas térmicas e uma câmara fria. A cooperativa também fez a doação de camisetas e cafés da manhã para os profissionais de saúde que trabalharam na vacinação.

Em termos de investimento em infraestrutura, o ano de 2021 também foi marcado por progresso. A Copama, por exemplo, investiu mais R$ 5 milhões na ampliação do armazém e secador que a cooperativa já tinha construído no município. A obra, que já tinha ficado em R$ 12 milhões, agora está recebendo mais incremento.

O secretário de Agricultura de Rondônia, Evandro Padovani, vê o cooperativismo como alternativa de produção e progresso para a região de Cerejeiras. “Esse polo é formado por pessoas do Sul do Brasil, que conhecem o sistema cooperativista. Alguns sulistas tiveram experiências ruins com cooperativas no passado, mas este medo está acabando, pois as cooperativas de Rondônia estão se consolidando e mostrando que têm uma diretoria séria e competente. Por isso, as cooperativas vão continuar crescendo”, diz Padovani, numa entrevista a esta coluna no município de Ariquemes no dia 15 deste mês.

Da mesma forma pensa o diretor executivo da Sicoob Credisul, Vilmar Saúgo. “A Sicoob Credisul, até por causa do seu porte, tem sido a mola-mestra deste processo. Agora, com a nova cooperativa de leite e com o trabalho da Copama, o cooperativismo se mostrou consolidado na região de Cerejeiras”.

Com tudo o que aconteceu em 2021 na região, proporcionado pelo cooperativismo, podemos esperar mais um ano de avanço em 2022. Vamos todos cooperar para isso!

Leia Também »
Comentários »