19/03/2022 às 08h25min - Atualizada em 19/03/2022 às 08h25min

Com foco no setor produtivo, vereador Erivelton Navarro avalia seu primeiro ano de atuação em Cerejeiras

Filho de pioneiros e nascido no município, Erivelton foi eleito em 2020 e tomou posse em janeiro de 2021. Um ano e dois meses depois, o vereador consegue as primeiras conquistas e se diz otimista com o desenvolvimento da região.

Rildo Costa

Rildo Costa

Jornalista e Publicitário

Rildo Costa
Vereador Erivelton num evento com Bolsonaro. Alianças para conseguir recursos. (Foto: Divulgação)
Com 371 votos, era eleito, no dia 15 de novembro de 2020, pelo PSL, o produtor rural Erivelton Benedicto Navarro para ocupar uma das nove vagas na Câmara Municipal de Cerejeiras.

Filho de Valdyr Benedicto Navarro, conhecido como Valdirão, um pioneiro no município, Erivelton começou a trabalhar na propriedade dos pais aos 11 anos de idade.

Erivelton tem um irmão, o produtor rural Vantuir Benedicto Navarro, parceiro no cultivo de soja e milho. É casado e pai de três filhos.

Quando foi eleito, o vereador começou sua missão de representar o segmento que foi sua origem: o setor produtivo. Com foco no agro, até porque é produtor rural, Erivelton se tornou um elo entre as demandas das áreas produtivas da sociedade cerejeirense e o poder público – seja em nível municipal, estadual e federal.

Apesar de todas as limitações naturais de um cargo de vereador, Erivelton tem conseguido as primeiras conquistas neste primeiro ano de mandato.

Assim que tomou posse, uma das primeiras ações do vereador foi solicitar ao Governo do Estado um estudo para a elaboração do projeto de pavimentação da rodovia entre Cabixi e Cerejeiras. Essa rota alternativa, se concretizado, proporcionará um novo canal logístico ao agronegócio na região de Cerejeiras e será mais um ponto de interligação entre os estados de Rondônia e Mato Grosso, via Cabixi e Comodoro. Essa rodovia, inclusive, é uma demanda antiga das entidades de classe do setor produtivo local, como o Sindicato Rural de Cerejeiras.

Durante o período da pandemia, em que as energias do poder público foram direcionadas para a saúde, o vereador atuou ao lado dos colegas e do Executivo na luta contra o vírus. No período mais crítico, Erivelton chegou a emprestar um caminhão da família para ajudar na pulverização da cidade – uma ação que não se sabia se era eficaz, mas era tudo o que podia ser feito naquele momento. O caminhão não chegou a ser utilizado por falta de equipamento, mas a disposição em ajudar foi válida.

Também na pandemia, no auge dos casos graves de covid-19, o vereador foi uma ponte entre a Prefeitura de Cerejeiras e as empresas, sindicatos, associações e cooperativas para conseguir doações de testes rápidos. Erivelton conversou com lideranças empresariais e do agro, viajou com o próprio carro para buscar os testes em Cacoal e fiz o que foi possível fazer naquele momento agudo da crise sanitária.

Erivelton com Marcos Rocha. O vereador fez solicitações para o governador. (Foto: Divulgação)

Erivelton com Marcos Rocha. O vereador fez solicitações para o governador. (Foto: Divulgação)



Ainda no primeiro ano de mandato, o vereador abriu mão do cartão-alimentação no qual todo vereador tem direito. Além de solicitar o cancelamento dos pagamentos no cartão, Erivelton também decidiu devolver os valores que já tinham sido pagos até então. Além disso, quando viajou na semana passada, o vereador devolveu valores que não precisou ser usado na viagem. A racionalidade no uso dos recursos públicos é uma de suas marcas.

Neste início de ano, com as atividades parlamentares de volta após o recesso (tanto em nível municipal, quanto estadual e federal), o vereador viajou para Brasília, entregou ofícios para deputados federais, esteve ao lado do próprio presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto e, de volta a Cerejeiras, conversou com o governador Marcos Rocha e fez solicitações para ele.

Quando o governador Marcos Rocha esteve em Cerejeiras, no dia 10 deste mês, ouviu do vereador uma solicitação para que o governo estadual desburocratize a extração de cascalhos para os reparos nas estradas rurais. “Não peço para afrouxar a lei, mas para que as autorizações sejam mais ágeis”, disse Erivelton.

Com excelente trânsito com lideranças políticas de todos os níveis e bem relacionado com o setor produtivo, Erivelton Navarro é um vereador que é importante para o desenvolvimento de Cerejeiras.

E aqui vai uma ressalva. Esta reportagem não quer dar a entender que os demais vereadores não sejam importantes para o progresso do município. Pelo contrário, são importantes. Mas em termos de representação do setor produtivo e de portador de um perfil diplomático e agregador, o vereador Erivelton Navarro está numa condição que o possibilita a atuar em assuntos estratégicos para o desenvolvimento do município.

Ao que parece, o vereador está aproveitando essa condição.
 
Erivelton (o segundo no sentido horário) e outras autoridades no secador da Copama em Cerejeiras. Vereador é atuante no setor produtivo. (Foto: Divulgação)

Erivelton (o segundo no sentido horário) e outras autoridades no secador da Copama em Cerejeiras. Vereador é atuante no setor produtivo. (Foto: Divulgação)

O que um vereador pode fazer pelo município?


É de conhecimento geral que o vereador, eleito pelo povo como seu representante, deve discutir e elabora as leis de interesse local, promover pedidos e representar anseios da população, fiscalizar as ações do Poder Executivo, providenciar a solução de temas mais corriqueiros que se apresentem.

Na prática, em muitos lugares, muitas vezes os vereadores se acomodam a fazer indicações genéricas, alterar nomes de ruas ou edifícios públicos, fazer críticas generalizadas, muitas vezes discutindo mais entre si que voltados para temas de interesse geral.

Felizmente, esse não é a maioria dos casos e em muitas situações os vereadores têm mostrado que são peças importantes para o progresso e desenvolvimento de suas cidades, quando abandonam o comodismo e assumem o papel de protagonistas, não sendo meros espectadores, mas participes na elaboração de soluções para a melhoria da vida da população e aprimoramento dos serviços públicos.

O vereador deve utilizar a Câmara Municipal como centro de discussão de temas de extrema importância para a cidade, como saneamento, energia elétrica, acesso à água e habitação, asfaltamento, mecanismos para aprimorar a educação, eliminação do analfabetismo, evolução e eficiência dos serviços de saúde, redução de focos de pobreza. Nesta luta, muitas vezes não pode simplesmente fazer indicações, ou projetos de leis, mas agir positivamente na busca de soluções, na busca de recursos que possam concretizar as ideias.

A Câmara em muitos casos deve debater aquilo que tem significância para o progresso e desenvolvimento da cidade, e não entender que esta missão compete somente ao Executivo ou aos outros ocupantes de mandatos, pois a principal missão do vereador é traduzir as necessidades da população e se empenhar em buscar soluções para elas. Muitas vezes o parlamentar municipal, ciente de que esta ou aquela proposição é de extrema importância e não pode se satisfazer um pedido ou indicação, se mobiliza para acionar políticos, instituições, órgãos que possam trazer resultado a demanda. Neste sentido, divulga o pleito, noticia, aciona políticos, solicita recursos, na busca de melhorias palpáveis e não somente propostas.

Em outras palavras, o vereador é um cidadão comum que foi elevado para a condição de autoridade política. E, ao ser alçado a este posto, o vereador é dotado do poder que a lei lhe confere. No entanto, o poder da função pode não ser suficiente para conseguir as demandas que o município precisa e o parlamentar municipal deverá se valer de sua influência. O poder se consegue nas urnas. A influência, na rua, nos gabinetes, no diálogo, na diplomacia.

Ser vereador, portanto, é tanto uma posição de poder conferida pelo povo e ratificada pela lei quanto uma decisão pessoal de construir sua própria capacidade de mobilização e influência para conseguir mais que a simples posição de poder por si só lhe proporciona – e usar tudo isso para o progresso do município que o elegeu.

Leia Também »
Comentários »