08/08/2023 às 21h41min - Atualizada em 08/08/2023 às 21h41min

Lei Maria da Penha completa 17 anos de conscientização no Brasil

Gazeta Rondônia

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90

A Lei Maria da Penha (11.340/06) completa 17 anos no Brasil em 2023 e reafirma sua relevância no enfrentamento à violência doméstica. Criada em 7 de agosto de 2006, a legislação representa um marco na luta contra a agressão à mulher, oferecendo mecanismos de proteção e punição aos agressores. O professor de Direitos Humanos da Estácio, Douglas Galiazzo, destaca o impacto positivo que a lei trouxe para a sociedade brasileira ao longo desses anos.
 
"Os avanços conquistados com a Lei Maria da Penha são significativos. A legislação proporcionou maior amparo às vítimas de violência doméstica, possibilitando a aplicação de medidas protetivas, além de estabelecer uma rede de apoio para auxiliar as mulheres em situação de vulnerabilidade", afirma o professor.

 
A lei desempenha um papel fundamental na proteção das mulheres em casos de violência doméstica, permitindo a aplicação de medidas como afastamento do agressor do lar, proibição de aproximação e a criação de casas-abrigo para acolhimento temporário das vítimas.
 
Mesmo com os avanços, a violência doméstica continua sendo uma questão alarmante no país. Segundo dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (MMFDH), o Brasil recebeu mais de 31 mil denúncias de violência doméstica ou familiar contra as mulheres até metade do ano passado.
 
Para denunciar casos de violência doméstica, é importante que as vítimas saibam a quem recorrer. "As denúncias podem ser feitas por meio do número 180, que é o canal da Central de Atendimento à Mulher, ou diretamente em delegacias especializadas em atendimento à mulher", explica Galiazzo.
 
A Lei Maria da Penha recebeu esse nome em homenagem à Maria da Penha Maia Fernandes, vítima de violência doméstica que lutou incansavelmente para que o agressor fosse punido e para que as mulheres tivessem seus direitos respeitados e garantidos. Com 17 anos de história, a lei reafirma seu papel na promoção dos direitos das mulheres e no combate à violência doméstica, ressaltando a importância de políticas públicas e da conscientização da sociedade para o enfrentamento desse grave problema social. Fonte: Assessoria

Gazeta Rondônia Publicidade 790x90


Notícias Relacionadas »
Comentários »