A pequena Cerejeirense Ana Paula Aparecida Martins Alves, 3 anos, foi diagnosticada com Estenose Valvar Aórtica que é o estreitamento da válvula do vaso sanguíneo principal que se ramifica do coração (aorta). Esse estreitamento impede que a válvula se abra completamente, reduzindo o fluxo de sangue para o corpo e dificultando o funcionamento do coração. O coração pode enfraquecer, causando dor no peito, fadiga e falta de ar. Os casos leves podem não necessitar de tratamento. Em casos graves, como de Ana Paula a cirurgia pode reparar ou substituir a válvula.
Segundo a mãe de Ana Paula, a dona de casa Fabiana Martins, ela foi operada por equipe de especialistas em cardiologia no dia 21 de maio, após familiares e amigos realizarem campanhas de arrecadação financeiras por meio de vaquinhas virtuais, rifas, doações voluntárias e vendas de animais que foram suficientes para custear a cirurgia que custou aproximadamente R$ 30 mil, num hospital particular de Cuiabá (MT).
Em razão da cirurgia de Valvoplastia Aórtico com Balão, realizada em maio deste ano, não trazer um resultado satisfatório, segundo laudo médico, Aninha vai precisar passar por novo procedimento cirúrgico.
O advogado Paulo Galtério ajuizou ação, via processo: 1029262-57.2021.8.11.0002 contra o estado do Mato Grosso, onde a família está morando em razão do tratamento de saúde da criança, que resultou procedente e a nova cirurgia está agendada para acontecer nesta quarta-feira (17) pela equipe do professor doutor Ulisses Alexandre Groti do hospital da criança e maternidade São José do Rio Preto, estado de São Paulo.