O vereador Valdecir Sapata Jordão (PSB) recebeu denúncia de um morador do município de Cerejeiras, o qual informava que centenas de seringas usadas haviam sido descartadas de forma irregular em cruzamento do bairro José de Anchieta.
O fato ocorreu na noite deste domingo (9), ao chegar no local indicado, Rua Campo Grande esquina com Rua José de Souza Neiva, Sapata constatou a veracidade dos fatos e fez o registro em um vídeo.
Ainda não é de conhecimento quem foi ou autor ou autores do descarte do material hospitalar que continha diversas garrafas pet de 2 litros com dezenas de seringas usadas em seu interior.
O vereador Sapata acionou imediatamente a Polícia Militar que compareceu ao local, fez o registro da ocorrência e recolheu o farto material que foi apresentado na delegacia para investigações.
"Estive no local indicado pelo morador e pude constatar a veracidade dos fatos, obrigado a PM que imediatamente atendeu nosso chamado, não sabemos ainda quem cometeu esse crime, mas a Polícia Civil tem elementos para investigar e futuramente punir que cometeu esse grave crime ambiental". Esclareceu Sapata.
Veja o vídeo:
PUNIÇÃO PARA QUEM COMETE CRIME AMBIENTAL
A Lei nº 9.605/98 dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Além de reforçar as penalidades administrativas previstas na RDC nº 222, o artigo 56, no seu parágrafo primeiro tipifica a conduta penal do crime ambiental, a quem abandona os produtos ou substâncias tóxicas, perigosa ou nociva à saúde humana ou meio ambiente e a quem acondiciona, armazena, coleta, transporta, reutiliza, recicla ou dá destinação final a resíduos perigosos de forma diversa da estabelecida em lei ou regulamento, a quem poderá ser imposta pena de reclusão de um a quatro anos e multa.
Inclusive, já nos primeiros artigos da referida legislação, fica expressa a imposição das penas a quem concorrer para a pratica de crimes ambientas nela descritos, na medida da sua culpabilidade, estendendo as penalidades ao administrador, diretor, membro de conselho e de órgão técnico, auditor, gerente, preposto e mandatário de pessoa jurídica quando, sabendo da conduta criminosa de outrem, deixem de agir de forma a evitar o crime ambiental.
Veja também:
Vereador Sapata e Mauro Nazif comemoram aprovação do piso salarial da enfermagem no senado
Projeto de Lei de autoria do vereador Sapata, que trata da “Pobreza Menstrual” é aprovado em Cerejeiras
VÍDEO: Vereador Sapata alerta sobre perigo de desmoronamento da BR 435 em Cerejeiras
Projeto de Lei “Material Escolar Solidário” de autoria do vereador Sapata é aprovado em Cerejeiras
Associações de Cerejeiras são contempladas com recursos liberados pelo deputado Chiquinho da Emater
Vereador Sapata participa do “Dia Especial sobre Pecuária Leiteira” em Cerejeiras
Vamos reiterar o ofício com apoio do deputado Mauro Nazif cobrando a ENERGISA em razão do péssimo serviço prestado em Cerejeiras, afirma Sapata
Vereador Sapata apresenta indicação solicitando a implantação do programa “Qualifica Mulher” em Cerejeiras
Vereador Sapata apresenta Projeto de Lei que trata da Saúde Mental em Cerejeiras
Vereador Sapata com apoio de Mauro Nazif cobra providências da ENERGISA em razão do péssimo serviço prestado em Cerejeiras
Vereador Sapata apresenta diversas indicações na sessão ordinária desta segunda-feira (13) em Cerejeiras
Vereador e Professor Sapata relata suas atividades nos primeiros 07 (sete) meses de mandato em Cerejeiras
Vereador Sapata apresenta Projeto de Lei que trata da pobreza menstrual em Cerejeiras
Vereador Sapata faz indicação solicitando criação da “Semana Municipal do Primeiro Emprego” em Cerejeiras
Projeto de Lei de autoria dos vereadores Marcão e Sapata busca assegurar vacinas para servidores da educação de Cerejeiras
Texto e foto: Assessoria.