07/05/2022 às 14h00min - Atualizada em 07/05/2022 às 14h00min

Com aquecimento do setor, profissionais da construção civil aproveitam as oportunidades e criam tendências na região de Cerejeiras

Arquitetos, engenheiros, pedreiros, pintores. Cada profissional ajuda a construir uma parte deste gigante mercado

Rildo Costa

Rildo Costa

Jornalista e Publicitário

Rildo Costa
Pedreiros trabalhando na obra do secador da Copama em Cerejeiras em 2020. De uns anos para cá o setor de construção civil só cresce. (Foto: Rildo Costa)
 

Um dos setores econômicos mais aquecidos na região de Cerejeiras é o da construção civil.

Em 2021, por exemplo, foram emitidos 147 Alvarás de Construção somente no município cerejeirense. Comparado com o ano anterior, houve um crescimento de 50% no número de obras – e também tem aumentado o tamanho e o padrão estético e estrutural delas.

O crescimento do setor movimenta um mercado local que vai das lojas de materiais de construção até profissionais liberais e trabalhadores autônomos, como arquitetos, engenheiros, designer de interiores, pedreiros, pintores, dentre outros.

 

O arquiteto Diogo Emerick em seu escritório. Ele já assina obras residenciais e comerciais na cidade. (Foto: Rildo Costa)

O arquiteto Diogo Emerick em seu escritório. Ele já assina obras residenciais e comerciais na cidade. (Foto: Rildo Costa)

A arquitetura pode ser considerada uma atividade bem recente em Cerejeiras, apesar de a cidade já contar com algumas obras assinadas por arquitetos de fora.

O jovem arquiteto Diogo Emerick foi o primeiro profissional, pelo menos até o momento, a montar um escritório em Cerejeiras e já assina importantes obras residenciais e comerciais na cidade.

“Estou trabalhando como arquiteto desde 2018 e percebo que o mercado local começou a melhorar em meados de 2020. Há um crescimento do número de obras e um aumento da compreensão das pessoas da necessidade de contratar um arquiteto”, diz o jovem profissional.

O arquiteto faz a parte estética da obra e passa para o engenheiro fazer a parte estrutural.

 

O engenheiro Maycon Rodrigues acompanhando uma obra em Cerejeiras. Ele diz que o mercado da construção civil melhorou muito a partir de 2019. (Foto: Rildo Costa)

O engenheiro Maycon Rodrigues acompanhando uma obra em Cerejeiras. Ele diz que o mercado da construção civil melhorou muito a partir de 2019. (Foto: Rildo Costa)

O engenheiro civil Maycon Rodrigues também é um dos jovens profissionais a crescer junto com o segmento da construção civil.

“Atuo no mercado em Cerejeiras há cinco anos. O crescimento da região é visível. Tendo como base o faturamento do meu escritório, é possível perceber que o mercado da construção civil em 2021 foi melhor que 2020 e que 2020 foi melhor que 2019. E acredito que vai continuar melhorando, pois o meu trabalho é proporcionalmente impactado pelo crescimento da região”, diz o engenheiro.

Maycon também foi um profissional que trouxe uma cultura de acompanhamento de obras para o mercado da construção civil em Cerejeiras. “Gosto de ir ao local das obras, acompanhar, monitorar, pois assim garantimos que será executada como está no projeto”, diz o jovem profissional, que atua no município há cinco anos.

A  engenheira Luciana Viotto se especializou em Design de Interiores. Este quarto da foto foi decorado por ela. (Foto: Divulgação)

A engenheira Luciana Viotto se especializou em Design de Interiores. Este quarto da foto foi decorado por ela. (Foto: Divulgação)



A engenheira Luciana Silva Viotto Milani tem uma pós-graduação em Design de Interiores, área em que ela decidiu atuar, além de estar fazendo outro curso, desta vez em Design de Interiores. “Com o crescimento da cidade aumentou muito o número de construções e investimentos imobiliários, tanto construção para aluguéis quanto para residência. Aumentando assim a procura pelos serviços de engenharia e designer de interiores”, diz a profissional, que se formou em 2019 e já realizou vários trabalhos em residências em Cerejeiras.

O pedreiro Adeilson tem 10 anos de profissão. Ele afirma que prima pela qualidade e pelo aperfeiçoamento constante. (Foto: Rildo Costa)

O pedreiro Adeilson tem 10 anos de profissão. Ele afirma que prima pela qualidade e pelo aperfeiçoamento constante. (Foto: Rildo Costa)


 

O pedreiro Adeilson Cardoso da Silva também está se beneficiando de um mercado aquecido. “De um ano e meio para cá aumentou muito o número de obras e a procura por pedreiros”, diz.

Caprichoso e que prima pela qualidade das obras, Adeilson coloca toda a dedicação e os 10 anos de experiência na profissão para construir uma casa ou um prédio comercial com uma excelente estrutura e acabamento impecável. “Sempre busco me aperfeiçoar e melhorar a cada dia mais”, diz Adeilson.

 

O gesseiro Geser já trabalhou fora do Brasil. Mas a oportunidade de crescimento ele encontrou em Cerejeiras. (Foto: Rildo Costa)

O gesseiro Geser já trabalhou fora do Brasil. Mas a oportunidade de crescimento ele encontrou em Cerejeiras. (Foto: Rildo Costa)

O gesseiro Geser Lemes é especializado em montar forro de gesso e estruturas em 3D. O trabalho dele é executado na fase de acabamento da obra. Cada vez mais, os proprietários de imóveis em construção, seja residenciais ou comerciais, estão optando pelo forro de gesso e não mais pelo de madeira ou PVC.

Geser diz que, além dessa preferência, ele também tem visto muito o mercado da construção civil crescer na região.

“Estou trabalhando há seis anos como gesseiro, sendo três anos fora do Brasil e quatro anos aqui em Cerejeiras. O número de obras aumentou muito de dois anos para cá. Antes de começar a trabalhar aqui eu fiz uma pesquisa de mercado e percebi é uma região rica e que está crescendo, com muita riqueza gerada pelo agro e que isso ajuda todos os segmentos”, diz o gesseiro.

O pintor Claudiomiro, trabalhando em uma obra. Ele afirma que a procura pelos serviços dele cresceu muito. (Foto: Rildo Costa)

O pintor Claudiomiro, trabalhando em uma obra. Ele afirma que a procura pelos serviços dele cresceu muito. (Foto: Rildo Costa)

A última fase de uma obra geralmente é a pintura. Neste caso, o pintor Claudiomiro Brecher, apelidado de Português (por ter morado em Portugal), é outro profissional que trouxe uma experiência no exterior para atuar na região.

“Fazemos pinturas de todos os tipos. Também faço serviços de aplicação de resinas em telhas e passo argamassa”, diz o pintor. E complementa: “A cidade de Cerejeiras está crescendo muito. Vemos obras para todos os lados. E com isso a procura pelos nossos serviços aumentou, tanto para obras quanto para reformas”, diz Claudiomiro.

 

Projeto de obra do engenheiro Maycon Rodrigues. Os clientes da região estão exigindo elevados padrões estéticos e estruturais. (Foto: Reprodução)

Projeto de obra do engenheiro Maycon Rodrigues. Os clientes da região estão exigindo elevados padrões estéticos e estruturais. (Foto: Reprodução)

Conforme mostra a trajetória destes profissionais, o aquecimento da construção civil não está aumentando apenas o número de obras. Está também melhorando a qualidade delas.

A cada dia que passa, as edificações que estão sendo erguidas, seja residenciais ou comerciais, demonstram uma preocupação com a estética e com a estrutura. Ou seja, as pessoas querem um lugar bonito e seguro, seja para morar ou para trabalhar.

No segmento industrial, as obras de construção civil estão por toda parte na região. Em 2019 e 2020, por exemplo, a Copama construiu um secador em Cerejeiras. Neste mesmo período, outras grandes obras foram iniciadas no município. Neste ano, empresas como a Amaggi e Rical anunciaram que vão investir em mais estruturas na região. Além disso, vários agricultores e empresas menores também construíram secadores e armazéns de menor porte.

Com todo este cenário, o mercado da construção civil é um eldorado de oportunidades para profissionais como esses que foram citados nesta reportagem.

Os profissionais citados nesta reportagem não estão apenas aproveitando as oportunidades de um mercado crescente. Eles estão construindo esse mercado. Pois são profissionais que trazem tendências do mundo desenvolvido para a região de Cerejeiras, adaptando e aplicando essas novidades no contexto regional. Enfim, são profissionais que estão na vanguarda, atuando de forma proativa e não reativa. Ou seja, eles não estão apenas sendo privilegiados por atuarem num mercado em crescimento. Eles estão contribuindo para fazer este mercado crescer.

 
Leia Também »
Comentários »