Que tal aprender a preparar esse delicioso nhoque de batata, que vai deixar todo mundo com água na boca? Ele fica levinho e perfeito, acompanha um molho de tomate incrível e chega a desmanchar na boca de tão macio, além de não levar farinha de trigo. Não espere mais, faça ainda hoje e receba os elogios!
Como fazer nhoque de batata
Para a receita de nhoque de batata, com um excelente resultado, inicie pelo preparo do nhoque, colocando a batata crua descascada, e picada em cubos de igual tamanho, numa tigela que vá ao micro-ondas. Use plástico-filme para cobrir a tigela, furando-o com uma faquinha e coloque no micro-ondas, para cozinhar no vapor, primeiramente durante 4 minutos. Após esse tempo, retire cuidadosamente, tire o plástico, mexa as batatas, mais uma vez cubra com o plástico e retorne ao micro-ondas durante mais 6 minutos. Após verificar novamente, se ainda estiverem firmes, retorne com o plástico por cima, durante mais 3 minutos. Finalize a receita seguindo o passo a passo. Sirva e desfrute desse nhoque delicioso!
INGREDIENTES
Para o nhoque
2 colheres (sopa) de amido de milho (45 g ou quanto baste até atingir o ponto)
1 gema de ovo sem a pele
5 batatas médias Astérix ou Monalisa (800 g crua sem a casca, cortada em pequenos cubos, pois após cozida no vapor vai para 600 g)
noz-moscada ralada na hora (a gosto)
1 colher (chá) de sal
50 g de queijo parmesão ralado na hora ou de pacotinho
Adicione 800 g de batata crua sem a casca (preferencialmente Astérix), cortada em pequenos cubos, todos do mesmo tamanho, em uma vasilha que possa ir ao micro-ondas. Cubra com plástico-filme, faça furos nele e leve ao micro-ondas, para cozinhar no vapor, a princípio, por 4 minutos.
Decorrido esse tempo, tire com cuidado, levante o plástico, misture as batatas, cubra novamente com o plástico e volte ao micro-ondas por mais 6 minutos.
Abra com cuidado, verifique e, se ainda estirem firmes, volte da mesma maneira, com o plástico por cima, ao micro-ondas por mais 3 minutos. Não adicione sal para o cozimento. Se preferir, cozinhe no vapor no fogão.
Retire e com as batatas ainda quentes, passe por um espremedor de batatas ou amasse com um garfo e depois passe por uma peneira, para ficarem lisinhas.
Com as batatas amassadas, acrescente 1 colher (chá) de sal, 50 g de queijo parmesão ralado na hora ou de pacotinho, noz-moscada ralada na hora a gosto e 2 colheres (sopa) de amido de milho.
Em seguida, vá mexendo com as mãos, amassando, até dar uma esfriada.
A massa estando mais fria, entre com 1 gema de ovo sem a pele e continue amassando com as mãos. Se necessário, acrescente um pouco mais de amido de milho.
Para modelar, distribua um pouco de amido de milho numa bancada e coloque uma porção de massa, fazendo um rolinho com ela, como se fosse uma cobrinha.
Meça e corte esse rolinho a cada 2 dedos. repita esse processo com toda a massa.
Coloque uma panela com água no fogo par esquentar e enquanto isso, prepare o molho.
Quando a água estiver fervendo, coloque algumas bolinhas do nhoque e deixe cozinhar, até elas boiarem.
Então retire com uma escumadeira e adicione diretamente na travessa do molho. Repita o processo até cozinhar todo o nhoque.
Junte bolinhas de muçarela de búfala a gosto (opcional) e salpique com o queijo parmesão ralado a gosto.
Leve ao forno pré-aquecido a 200 °C, apenas para gratinar.
Retire, sirva e delicie-se com seu apetitoso nhoque de batata!
Do molho
Aqueça uma panela com um fio de azeite no fogo, junte 1 cebola pequena picada e deixe fritar.
Acrescente 1 dente de alho picado, doure levemente e coloque 1 vidro de passata de tomate.
Misture e tempere com sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto,1 folha de louro e um pouco de água.
Na sequência, misture novamente e deixe cozinhar um pouco, com a panela semi-tampada, para apurar.
Prove e acerte o sal, se for preciso, acrescentando também o cheiro-verde picado a gosto.
Desligue o fogo e misture, agora seu molho está pronto para receber o nhoque cozido, transfira-o para uma travessa refratária espaçosa e reserve.